sexta-feira, 17 de abril de 2015

A sobrevivência diante de catástrofes universais é possível?




Interdependência e logística – a sobrevivência seria possível diante de grandes cataclismos[1]?

Nunca a Humanidade esteve em situação de tanta fragilidade quanto agora. Dependemos de tudo feito muito longe (1), até de armas e venenos que os fanáticos queiram usar para ditaduras ideológicas e religiosas. Vale ressaltar que as grandes potências faturam alto com a imbecilidade dos fundamentalistas (2).
O planeta Terra é complexo e depende de inúmeros fatores [ (3), (4), (5), (6), (7) etc.] para manter seu conjunto de características, algo, entretanto, que já mudou inúmeras vezes nessas dez últimas décadas, para usar um espaço cronológico infinitesimal. A terra transforma-se permanentemente. Fatores humanos afetam alguns aspectos de sua composição (8) e esse corpo celeste possui outros fatores de mudança, talvez menos visíveis mas em condições de alterar a vida de todos os seus habitantes em poucos minutos. Exemplos existem, mas quando aconteceram deixaram poucos testemunhos de possíveis civilizações...
O ser humano e seus ancestrais quase desapareceram sob o efeito de doenças, fome, vulcões, terremotos, maremotos, enchentes, secas, geleiras, meteoritos, explosões estelares etc. Placas tectônicas se deslocam e podem variar de altitude em relação aos oceanos, talvez sepultando continentes, tudo é mutante, mas alguns fenômenos podem acontecer com mais frequência.
É muito recente a descoberta da dimensão desses desastres em caráter global e nossos melhores cientistas são mobilizados para projetos guerreiros, afinal vendem seus potenciais de trabalho no pior capitalismo existente, o capitalismo intelectual. A propriedade intelectual e sua utilização comercial restringe o conhecimento e a educação quando finalmente a Humanidade conquistou sistemas de comunicação universais.
No processo neoliberal a produção se espalhou procurando facilidades (trabalho escravo, matéria prima de baixo custo, energia, mão de obra especializada, infraestrutura etc.); a tudo isso ganhamos a automação que deveria acontecer a favor do ser humano livrando-o de tarefas desumanas ou tediosas e liberando-o para o lazer, cultura e a educação de seus descendentes. A Tecnologia evolui, o comportamento não (9).
O ser humano não deixou ainda de ser o que era, um selvagem vestido (10). Procura conflitos e desperdiça seu tempo.
Podemos assim elencar fatores possíveis de tragédia para pessoas mal treinadas para a sobrevivência sem as facilidades industriais e outras essenciais.
Podemos e devemos perguntar, como seria a manutenção de nossas atividades se algum cataclismo acontecer?
Qual seria a logística[2] do que sobrasse?
O que continuaria funcionando?
Onde? de que jeito?
Perdemos autossuficiência em tudo para o estímulo ao consumismo irrefreado a favor de um progresso sem sustentabilidade. Nossos jovens e crianças nascem e vivem num mundo artificial, saberão sobreviver?
As cidades verticalizam-se e crescem além de qualquer limite razoável, vão resistir?
O que é surpreendente é a ausência de estratégias de planejamento para a sobrevivência em situações de crise ambiental (o que estamos vendo em São Paulo, improvisando diante da estiagem) e a visão irresponsável de tudo o que nos mantêm vivos.
No processo egoísta radical transmitido e ensinado sem maiores preocupações podemos estar condenando o futuro de nossa gente.

Cascaes
17.4.2015

1. Milanez, Luttiano Bruno. Um pouco sobre a Interdepência Complexa. Engenharia - Economia - Educação e Brasil . [Online] http://economia-engenharia-e-brasil.blogspot.com.br/2015/04/um-pouco-sobre-interdepencia-complexa.html.
2. On-Line, IHU. Comércio internacional de armas: os limites da defesa e do risco. Entrevista especial com Maurício Santoro. Instituto Humanitas UNISINOS. [Online] 10 de 8 de 2012. http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/512261-comercio-internacional-de-armas-os-limites-da-defesa-e-do-risco-entrevista-especial-com-mauricio-santoro.
3. Miranda, Lisboa. Tectónica de Placas - Lisboa Miranda . Mirante da Sustentabilidade e Meio Ambiente e DEFESA CIVIL . [Online] http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/2015/04/tectonica-de-placas-lisboa-miranda.html.
4. Terremotos Desastres - National Geographic Documentales Español. [Online] National Geographic Documentales Español. Documentales Ciencia. http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/2015/04/terremotos-desastres-national.html.
6. Tesla, Wegener. COMETAS Y METEORITOS. Mirante da Sustentabilidade e Meio Ambiente e DEFESA CIVIL . [Online] http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/2015/04/cometas-y-meteoritos.html.
7. Fermi, Wegener. IMPACTOS DE METEORITOS CONTRA LA TIERRA. Mirante da Sustentabilidade e Meio Ambiente e DEFESA CIVIL . [Online] http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/2015/04/impactos-de-meteoritos-contra-la-tierra.html.
8. Cascaes, João Carlos. Mirante da Sustentabilidade e Meio Ambiente e DEFESA CIVIL . [Online] http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/.
9. Direito sem Fronteiras - Regulação do comércio internacional de armas . Ações ODM e Justiça Social . [Online] 7 de 4 de 2015. http://odmcuritiba.blogspot.com.br/2015/04/direito-sem-fronteiras-regulacao-do.html.
10. Cascaes, João Carlos. Livros e Filmes Especiais. [Online] http://livros-e-filmes-especiais.blogspot.com.br/.






[1] Wikipédia - Cataclismo (grafado ocasionalmente como cataclisma) (do grego κατακλυσμός - kataklusmós, água, inundar, fazer desaparecer por inundação) é uma tragédia ambiental de caráter generalizado, como o Grande Terremoto do Leste do Japão ocorrido em março de 2011. São inundações repentinas, praticamente imprevisíveis e de quase impossivel prevenção, sendo a única maneira de salvar vidas a evacuação do local. Também tem como característica um alto número de fatalidades e grande prejuízo econômico para o local, sendo necessário anos, décadas em certos casos, para a recuperação total das estruturas locais.
[2] Wikipédia – A Logística é a área da gestão responsável por prover recursos, equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de uma empresa. A logística é uma subárea da Administração, envolvendo diversos recursos da engenharia, economia, contabilidade, estatística, marketing e tecnologia, do transporte e dos recursos humanos.
Fundamentalmente a logística possui uma visão organizacional, onde esta administra os recursos materiais, financeiros e pessoais, onde exista movimento na empresa, gerenciando desde a compra e entrada de materiais, o planejamento de produção, o armazenamento, o transporte e a distribuição dos produtos, monitorando as operações e gerenciando informações, ou seja, monitorando toda parte de entrega e recebimento de produtos na empresa.
Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

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