Transporte
entre portos brasileiros
A
pluralidade de sistemas de transporte de carga é vital ao sucesso de qualquer
país, principalmente em tempos de racionalização de energia, redução da
poluição, congestionamentos, pedágios, manutenção irregular, respeito ao meio
ambiente e crises frequentes internacionais.
Note-se
que rodovias e ferrovias são diques e cortes extremamente agressivos ao meio
ambiente...
A
navegação de cabotagem[i],
inacreditavelmente, foi praticamente abandonada no Brasil. Algumas hidrovias
aparecem e em muitos rios barcaças transportam produtos quando os rios o
permitem. Um tema a ser debatido com profundidade é a possibilidade de
vazamento de álcool em rios importantes, como evitar?
Nosso
imenso litoral, contudo, poderá ser melhor usado e isso será possível em médio
prazo se uma legislação inteligente e ajustes logísticos viabilizarem a
navegação entre seus portos em níveis compatíveis às nossas necessidades.
Estamos
em mais uma crise econômica que é o resultado de vícios imoralíssimos de longo
prazo. Talvez a atuação do Poder Judiciário e dos sistemas de policiamento
mudem esse cenário vergonhoso que é motivo de reportagens e processos
internacionais (inclusive). Nosso Brasil poderia estar ombro a ombro com as
melhores nações...
Na reconstrução
de nossa pátria, o que fazer para gerar empregos e tecnologia?
O
transporte de cargas e pessoas pelo litoral e grandes rios não interrompidos no
Brasil é uma “mina de ouro” só esperando a inteligência e seriedade de nossas
autoridades. Modelos institucionais existem e basta viajar um pouco pelo
exterior para ver a quantidade imensa de navios e portos (e trabalhadores)
dedicados aos seus sistemas de cabotagem.
Uma
concorrência internacional deixando para seus participantes a solução dos
problemas maiores seria um bom teste e aqui estudos e desenvolvimento de
tecnologia e formação de empresas é o caminho inicial. Mais adiante novos
editais teriam como fazer melhor a partir da experiência inicial.
Com
certeza qualquer nova estrada ou ferrovia vai encontrar a necessidade de
resolver problemas ambientais e ecológicos que se tornam evidentes à medida que
sabemos mais sobre o assunto. A navegação de cabotagem também tem problemas,
talvez não tão graves quanto os sistemas terrestres e aéreos.
O Brasil
é um continente à espera de bons governos, empreendedores, cientistas,
trabalhadores; é hora de mudar, ou melhor, sempre o foi e perdemos quase todas.
Usar a
imensa costa brasileira para o transporte de cargas (pelo menos) é uma
alternativa e um modal relativamente fácil, comparando com o que percebemos com
nossas rodovias, linhas férreas etc.
Em tempo,
algo começa a acontecer nos gabinetes governamentais (1) ,
é importante, contudo, que tenhamos mais reportagens e debates sobre este
assunto, além de envolvimento real de todos que podem contribuir para o sucesso
do Brasil.
Cascaes
25.10.2015
1. Ribeiro, Stênio. Governo começa a discutir
mudanças na navegação de cabotagem. [Online] 7 de 9 de 2015.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2015-09/governo-comeca-discutir-mudancas-na-navegacao-de-cabotagem.
[i]
Wikipédia em 25 de outubro de 2015 - Cabotagem
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Cabotagem é a navegação entre portos marítimos de um mesmo país, sem perder a costa de vista.[1] A cabotagem contrapõe-se à navegação
de longo curso, ou seja,
aquela realizada entre portos de diferentes nações. [2]
...
Existe ainda
o termo "cabotagem internacional", o qual é utilizado frequentemente
para designar a navegação costeira envolvendo dois ou mais países,
exemplo Brasil e Uruguai. O transporte de cabotagem foi muito utilizado na década de 1930 no transporte de carga a granel, sendo o
principal modelo de transporte utilizado quando as malhas ferroviária e
rodoviária apresentavam condições precárias para o transporte.
Índice
Vantagens
da navegação por cabotagem
·
Menor
custo unitário;
·
Menor
índice de avarias;
·
Menor
índice de sinistros;
·
Redução
de acidentes nas estradas;
·
Menor
consumo de combustíveis;
Dentre as
principais desvantagens, pode-se citar:
·
Baixa
frequência;
·
Concentração
de volumes em embarque único;
Cabotagem no
mundo
Em cada
país, a Cabotagem segue leis próprias. Como exemplo, nos Estados Unidos ela deve ser realizada por embarcações
construídas e documentadas no próprio país, sendo que 75% da tripulação e
proprietário devem ser cidadãos norte-americanos.[4]
Já na CEE, há liberdade para se operar na cabotagem de qualquer Estado-Parte,
condicionados aos navios registrados em pelo menos um dos Estados-Parte,
navegando com a sua bandeira, sob regulamentação específica.[5]
Cabotagem no
Brasil
Segundo
o Ministério da Agricultura, Pecuária e
Abastecimento do
Governo Federal, cabotagem é "o transporte de cargas realizado entre os
portos ou cidades do território brasileiro, utilizando a via marítima ou vias
navegáveis interiores".
O litoral do Brasil, por possuir uma costa de grande extensão
(próximo dos 7500 km), favorece a navegação marítima e principalmente a
utilização da cabotagem entre portos. Ainda segundo o Ministério da
Agricultura, entre 2003 e 2008 houve um aumento de mais de 350% no transporte
de cabotagem.
Referências
1.
Ir para cima↑ Dicionário eletrônica Houaiss da língua
portuguesa, versão 1.0.5, 2002, ed Objetiva.
3.
Ir para cima↑ ”Identificação das formas de movimentação
dos excedentes de milho no Brasil”: Navegação de Cabotagem (PDF) Agricultura.gov.br.
4.
Ir para cima↑ “O Desenvolvimento da Navegação de Cabotagem
no Brasil” -FIESP, 6º Encontro de Logística e Transportes
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