terça-feira, 7 de abril de 2015

Qualidade e confiabilidade - atributos abandonados?




Se é verdade não sei mas temos uma certeza, comprar algo com qualidade...
A abertura do comércio internacional criou um desarranjo monumental em torno da qualidade e confiabilidade. Com certeza os mais ricos sabem e podem adquirir o que existe de melhor, e quem não é milionário?
O mercado internacionalizado para se viabilizar “fechou” os olhos para as normas técnicas, o trabalho escravo, a ausência de padrões de similaridade no trabalho, dumping e, finalmente, para a qualidade e confiabilidade do que adquirimos.
Essa lógica contaminou tudo e atualmente quando resolvemos comprar desde uma tomada até um local para morar arriscamo-nos a equívocos monumentais. A boa engenharia, arquitetura, design, ergonomia, segurança etc. deram lugar aos modismos e propagandas caríssimos, talvez mais eficazes do que simplesmente escolher o melhor que possamos pagar.
Todos podemos ser enganados. Falam em leis e estatutos, repartições públicas e Poder Judiciário, quem acredita realmente no sucesso desses apoios?
Com certeza famílias armadas de bons advogados e conhecimentos técnicos poderão ganhar algo, e quem não dispõe dessa artilharia?
Nossa, minha carreira profissional começou após curso na EFEI (IEI quando comecei) em trabalhos de auditagem técnica, recebimento de instalações de geração e alta tensão etc. e depois de um mestrado na UFSC em área de estudos e mais adiante voltando aos laboratórios e ensaios.
O Setor Elétrico não costuma perdoar aqueles que se atrevem a manusear suas instalações.
Passamos por muitas atividades, eu e minha equipe e assim após a aposentadoria forçada e necessidade de troca de residência e convivência mais direta com o povo via Lions em seus projetos sociais pudemos descobrir a amplitude das improvisações em nosso país.
Pior ainda, chegando ao número fatal dos setenta anos com diversas doenças sentimos o que significa a insensibilidade da má qualidade e falta de confiabilidade de cidades e condomínios mais preocupados com a estética do que com a segurança e funcionalidade.
É simplesmente inacreditável.
Querendo, ainda por cima, trocar componentes e comprar eletrodomésticos procuramos lojas e portais, o que sentimos?
O Brasil cresceu demais nesses últimos anos. Partimos de uma base técnica e de cidadania precárias. Ganhamos dirigentes sem formação adequada, ou melhor, sem respeito pelo cidadão comum (Lava Jato, metrôs, mensalões demonstram isso).  Tudo isso somado a crises cíclicas causadas pela má fé de partidos e pessoas dentro e fora do Governo. Que desastre.
Dizem que as novas gerações vão viver mais. De que jeito se deixamos para elas paradigmas tão errados?
É essencial para os jovens a compreensão de que herdarão um Brasil carente de uma nova cultura; das urnas eleitorais às lâmpadas, da educação ao esporte há muito a ser corrigido se nossos filhos e netos e bisnetos não quiserem perder de forma vexatória (7 a 1?) para outros povos...
Enquanto não mudarmos estaremos comprando gato por lebre, como diziam os antigos, traduzindo, gastando muito para continuar mais e mais mal servidos.
Precisamos de competência e exigência de padrões razoáveis de segurança, conforto, confiabilidade, detalhes que as embalagens e as propagandas alardeiam de serviços e produtos raramente em sintonia com o que dizem.

Cascaes

7.4.2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário