quinta-feira, 23 de junho de 2016

Proteção contra Descargas Atmosféricas para estas instalações deve se basear na análise de risco segundo a norma NBR5419:2015, parte 2, gerenciamento de risco

ASSOCIAÇÃO PARANAENSE DE ENGENHEIROS ELETRICISTAS informatica@creapr.org.br

22:02 (Há 2 horas)
para mim
Prezado/a JOAO CARLOS CASCAES, você está recebendo um boletim. Prezados Colegas Associados da APEE:
Recomendamos a leitura do artigo do Eng. Sergio Santos, que alerta para a importância de se aplicar a NBR 5429. 

Indústrias químicas são vulneráveis às descargas atmosféricas e surtos de tensão. A Proteção contra Descargas Atmosféricas para estas instalações deve se basear na análise de risco segundo a norma NBR5419:2015, parte 2, gerenciamento de risco.
Os prejuízos que podem ser causados por uma descarga atmosférica, direta ou indireta, em uma indústria de produtos químicos podem ser tão grandes, que nenhum investimento na proteção contra descargas atmosféricas pode ser injustificado.
Danos a estrutura e perigos à vida são evitados construindo um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosfé ricas (SPDA) conforme a NBR5419:2015, parte 3, Danos físicos a estrutura e perigos à vida.
A continuidade das operações e a integridade dos sistemas eletroeletrônicos é o objetivo da NBR5419:2015, parte 4, Sistemas elétricos e eletrônicos internos na estrutura.
Aplicar a NBR5419:2015 é a melhor medida de segurança contra descargas atmosféricas. Caso o projetista encarregado da sua aplicação seja qualificado para este objetivo, os custos com a execução da proteção contra descargas atmosféricas serão relativamente baixos, e com certeza infinitamente mais baixos do que qualquer feito nocivo que uma descarga possa vir a causar para uma indústria química.

Engº Sergio Santo

Nenhum comentário:

Postar um comentário