quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Mais uma vez: a boa Engenharia, o exemplo dos países mais desenvolvidos

A Engenharia levada a sério
Em viagem pela Europa mais uma vez tivemos a oportunidade de ver obras e serviços bem projetados, planejados, executados, fiscalizados e necessários. O capricho, provavelmente boas empreiteiras, é algo notável, ou melhor, a legislação sobre obras públicas deve ser mais inteligente que a nossa, capaz de travar qualquer projeto ou gerar oportunidades para empresas sem condições de realizar o que é estabelecido em contratos e normas.
Não temos empresas preparadas para auditar com profundidade o que se faz na área técnica.
É gratificante saber que existem povos que valorizam a qualidade, a confiabilidade e a segurança do que fazem durante e após a conclusão dos serviços de utilidade pública. Saíram do “reducionismo” dos preços e valorizam a qualidade. Isso vale para todas as etapas, inclusive os canteiros de obras.
O resultado é que as cidades são minimamente impactadas pelo trabalho em execução e o povo é protegido tanto quanto possível e tudo tem boa durabilidade.
Em qualquer lugar desses países mais desenvolvidos o ser humano é prioridade em sua relação com tudo o que se coloca ao seu redor, acima e abaixo dele. Proteções vão desde barreiras modulares e bem feitas até andaimes bem construídos, dando segurança também para os trabalhadores.
Placas alertam para responsabilidades e cuidados necessários assim como sinais dinâmicos e luminosos se necessário são instalados para segurança de todos. Não vimos as ridículas fitas isolando buracos, mas cercas robustas o suficiente para conter transeuntes com deficiência(s), pessoas idosas e crianças.
A qualidade dos projetos é compatível com a cidade, coerente, não provocando aleijões e serviços precários como temos com os varais formados pelas nossas redes aéreas. Sob o solo as cidades se energizam, se comunicam, recebem água e gás e devolvem o que deve ser tratado e devolvido à natureza.
Por falar em meio ambiente é importante notar as cestas de fibra que substituem as terríveis caçambas usadas por aqui. Flexíveis e com capacidade para mais de uma tonelada de carga em Paris permitem coleta seletiva de resíduos de construção (1) e até a formação de canteiros temporários (2).
Ferramentas, máquinas e veículos especiais, organização e limpeza, ordem em canteiros denotam cuidados que também vimos no Japão em 1988 e na Europa desde 1977. No Brasil tivemos as décadas perdidas com a inflação monumental diante de muitos erros gerenciais de quem governava o nosso país e depois a neurose da Economia, que domina até hoje os noticiários e dispensa qualquer cuidado maior além dos juros sempre estratosféricos...
Nossas faculdades e universidades se multiplicaram explosivamente. Com certeza houve carência de bons professores e alunos em condições de frequentar cursos superiores. Escolas técnicas viraram de Engenharia sem mudança de comportamento e todo um conjunto perverso penalizou o ensino superior no Brasil, que esperamos que mude gradativamente para melhor, pelo menos por efeito de programas de estágio no exterior, turismo e necessidade de empregabilidade em empresas mais sofisticadas.
Enquanto esperamos vamos sendo obrigados a suportar fracassos hediondos que custam muito caro ao Brasil, pois além da corrupção temos falhas lamentáveis atrasando, degradando e comprometendo o futuro de nosso país.
Precisamos da Boa Engenharia e menos subserviência a lógicas macunaínicas de alguns políticos poderosos e equipes de gravatinha mais preocupadas com o famoso “mercado”.
O povo brasileiro merece, precisa e deve querer segurança e qualidade em projetos, obras, instalações e serviços essenciais.
Cascaes
30.10.2014
1. Cascaes, João Carlos. Ponderações engenheirais . Obras com responsabilidade real e competência. [Online] 1 de 10 de 2014. http://pensando-na-engenharia.blogspot.com.br/2014/10/obras-com-responsabilidade-real-e.html.
2. —. Utilização de sacos de fibra em Paris em substituição de caçambas metálicas . Mirante da Sustentabilidade e Meio Ambiente e DEFESA CIVIL . [Online] 01 de 10 de 2014. http://mirantedefesacivil.blogspot.com.br/2014/10/utilizacao-de-sacos-de-fibra-em-paris.html.



Nenhum comentário:

Postar um comentário