segunda-feira, 22 de julho de 2013

Editais, especificações, padrões, inclusão e autonomia para a PcD, idosos, pessoas com doenças debilitantes e aeroportos


Quantas páginas devem ser escritas para a contratação, construção e operação de grandes sistemas e instalações?
Algo de rotina e que nem sempre é eficaz, exceto para negociações paralelas e impublicáveis, é a construção de editais para outorga de concessões, contratação de fabricantes, empreiteiras etc.
Pilhas de papeis, inúmeras horas de projetistas e consultoria, relatórios etc., debates em conselhos que desconhecemos  e audiências públicas confusas que se perdem em detalhes acontecem sem que os resultados ao final justifiquem essa etapa de trabalho.
Tudo isso seria necessário?
O fundamental é dizer o que é condição essencial do serviço ou produto pretendido, conformidade com normas técnicas (a serem relacionadas), confiabilidade, condições de operação e, acima de tudo, penalidades após auditagens por empresas especializadas. Isso reduziria o edital a poucas páginas, acima de tudo reveladoras da competência dos clientes em relação ao que pretendem.
Não compramos casas e carros dizendo como devem ser feitas, colocamos com clareza aos construtores e vendedores o que queremos. Obviamente se o produto é fora de série obrigamo-nos a contratar especialistas para os projetos e pagamos caro pela exclusividade...
O Brasil evoluiu. Houve tempo em que nosso país era um espaço vazio de profissionais e sem bases para estabelecer com clareza o que precisava. Atualmente, graças à facilidade de comunicação e intercâmbio técnico pode-se dizer com clareza o que se pretende com o que se deseja contratar, deixando para empresas seguradoras o controle de qualidade e para o Poder Judiciário o julgamento de desvios.
A Tecnologia evolui, as pessoas se transformam, os cenários mudam diariamente.
Um caso que chama a atenção é a inclusão e acessibilidade. Maravilhosamente ganhamos soluções que gradativamente aumentam a autonomia de quem tem acesso ao que é criado e produzido. A Arquitetura tem novas diretrizes, com destaque o respeito ao ser humano e às suas limitações.
Chegar ao ponto de aceitar a submissão da beleza à segurança, acessibilidade e autonomia de idosos, PcD, pessoas com doenças debilitantes e crianças tem sido um calvário. Em qualquer lugar existe o capricho saudosista e a valorização de tempos passados, nem sempre tão nobres quanto dizem. Assim as cidades continuam tenebrosamente hostis a cidadãos fragilizados, sem perspectiva de mudanças de postura, pois o que vale é atender modismos que geram receitas...
Temos agências reguladoras. Elas surgiram com a privatização dos serviços essenciais. Será que deveriam legislar sobre leis existentes?
É interessante descobrir resoluções como, por exemplo, a Resolução ANAC Nº 280 DE 11/07/2013 (Federal). Ela parece dizer que a partir de sua publicação as normas técnicas e diretrizes da legislação existente a favor das pessoas com deficiência valem só a partir de agora e devem ser cumpridas.
É um documento perigoso à medida que dá a impressão de que antes dela não era necessário treinar pessoal de operação, criar condições de acessibilidade, adaptar instalações. Ou seja, fala-se mais uma vez de condições já determinadas por leis e decretos existentes.
Infelizmente normas técnicas exigem tempo para serem feitas, nesse caso pode-se fazer como antigamente, na ausência de normas brasileiras, é impositiva a submissão a normas técnicas internacionais ou de algum país de referência.
A partir daí simplifica-se documentos, editais, mas cria-se uma exigência maior, que é a funcionalidade do Poder judiciário, onde realmente encontramos fragilidades imensas na aplicação das leis brasileiras.
Ficamos parecendo cachorrinhos pequenos latindo sem parar, incapazes de causar medo.
A Copa do Mundo vem aí, o Papa está no Rio de Janeiro, as Olimpíadas mais tarde e nós dentro do Brasil sofrendo constrangimentos e limitações desnecessárias.
Para tudo bastaria simplesmente dizer para todas as agências, Ministérios Públicos, PROCONs, tribunais, delegacias etc., que se faça cumprir a legislação e normas técnicas existentes no Brasil e internacionais a favor dos idosos, PcDs, pessoas com doenças debilitantes, crianças e todos os brasileiros e brasileiras.
O resto é detalhe técnico que se aprimora sempre.

Cascaes
22.7.2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário