quarta-feira, 19 de junho de 2013

Confiabilidade de dados, contratos, concessões e tarifas - auditagem

Auditorias Técnicas, qualidade, confiabilidade, conformidade e tarifas.
 A construção do modelo de privatização das concessionárias estatais veio com uma coleção de artifícios e promessas de qualidade de serviços. Antes disso as concessionárias, estatais, mistas ou privadas tinham modelos que satisfaziam diante extrema precariedade das exigências de qualidade e confiabilidade no Brasil. Apesar de não viver em meio a guerras violentíssimas como aquelas que aconteceram na Europa e na Ásia, tínhamos, onde existiam, serviços ruins, talvez um pouco melhores em algumas cidades.
Na eterna polêmica ideológica desviamo-nos do principal, desenvolver o nosso país para a viabilização de indústrias, serviços e a vida em níveis possíveis no século 20.
Começando quase do zero após a Segunda Guerra Mundial iniciamos um processo de formação de grandes estatais que na década de setenta deslancharam, dando-nos a esperança de um Brasil grande. Infelizmente as crises do petróleo, erros de avaliação e cartéis bem montados levaram nosso país às décadas perdidas após a abertura política.
As teses mais ortodoxas e capitalistas, estranhamente abraçadas por lideranças que esqueceram seus discursos ou suas origens, inviabilizaram as concessionárias estatais, exceto algumas que souberam passar por essas tempestades, apesar de alguns motins.
Estamos em ambiente privatizado e privatizante, então vamos radicalizar o que deve existir para que nesse cenário as empresas prestem serviços que prometeram quando “compraram” as estatais ou, simplesmente, ganharam um sopro dourado com a nova legislação e processos estranhos de licitação de concessões.
Os acionistas dessas companhias devem estar cientes da reponsabilidade que assumiram, e os usuários e consumidores dependentes dessas concessionárias? Entendem e conseguem cobrar qualidade, confiabilidade e custos razoáveis?
A onda de manifestações iniciada pelo MPL (MPL - Movimento Passe Livre) cresce e demonstra a insatisfação do povo brasileiro com governos, políticos e concessionárias, o que acrescentar ao que demonstram nessas manifestações?
Em torno da tarifa existe muito a ser discutido:  Reforma Fiscal (subsídios e disponibilidade orçamentária), o Direito do Consumidor, PROCONs, Ministérios Públicos, Poder Judiciário e jurisprudência nessas áreas, normas técnicas, contratos de concessão, regulamentos etc. e qualidade das informações utilizadas para o cálculo que pesa no bolso do usuário e do contribuinte.
Se queremos avaliar tarifas algo essencial, portanto, é a qualidade e confiabilidade dos dados utilizados para avaliação de custos. Mais ainda, é fundamental saber se essas empresas prestam o serviço mínimo exigido, pelo menos, e em que padrões de confiabilidade, segurança, conforto etc., assim como contrapor a isso tudo a atuação dos governantes e seus prepostos.
Temos dados confiáveis? Acreditamos nas contas oficiais?
É interessante ver o que acontece.
Se é verdade não sabemos, mas diziam que um peru bêbado, se fizermos um círculo de giz em volta dele, ele se manterá dentro.
A figura vale como exemplo do que acontece. Tanto os governantes quantos a concessionárias discutem tarifas, preços e custos usando informações que não são devidamente auditadas.
Note-se que bons serviços de auditoria exigem profissionais excepcionais tanto tecnicamente quanto moralmente. No Brasil temos empresas dessa espécie com a ficha limpa e segura?
Perdemos décadas não estruturando atividades confiáveis de auditagem e verificação de condições de conformidade[1], confiabilidade[2], segurança etc.
Felizmente o problema é global e muitas crises estão gerando atividades de consultoria especializada.
Navegando na internet descobrimos: [(1982 Report of the Auditor General of Canada), (Reporting Responsibilities to the Legislative Audit Committee and the State Auditor’s Office), (PRODUCT AND COST DIFFERENTIATION BY LARGE AUDIT FIRMS) etc.]; temos algo parecido no Brasil?
Quem garante os valores anunciados singelamente pelos prefeitos e governadores?
Preciamos, ,antes de se deixar convencer por qualquer autoridade técnica, gerencial ou política de auditagens severas nos serviços de transporte coletivo urbano assim como em todos os demais serviço sob concessão ( (Serviços Essenciais) telefonia, energia, saneamento básico, transporte em geral, pedágios etc.).
Podemos estar perdendo bilhões de Reais em impostos, encargos, tarifas, qualidade de serviços, segurança ou, quem sabe, devendo... (ops!) diante da fragilidade e inoperância dos agentes fiscalizadores em nossa pátria tropical...
Agora que o movimento de cobrança de moralidade começou é preciso não parar, ir até chegarmos ao que é possível nesse mundo globalizado também de inteligências e competências.

Cascaes
19.6.2013

1982 Report of the Auditor General of Canada. (s.d.). Fonte: Office of the Auditor General of Canada: http://www.oag-bvg.gc.ca/internet/English/parl_oag_198211_13_e_3361.html#0.2.L39QK2.CCLUEE.7Q8Z1F.N6
Cascaes, J. C. (s.d.). Fonte: Serviços Essenciais: http://servicos-essenciais.blogspot.com.br/
MPL - Movimento Passe Livre. (s.d.). Fonte: Wikipédia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Movimento_Passe_Livre
PRODUCT AND COST DIFFERENTIATION BY LARGE AUDIT FIRMS. (s.d.). Fonte: American Accounting Association - The Auditting Section: http://aaahq.org/audit/midyear/04midyear/papers/Deltas-Doogar_ProductAndCostDifferentiation.pdf
Reporting Responsibilities to the Legislative Audit Committee and the State Auditor’s Office. (s.d.). Fonte: Texas - State Auditor's Office: http://www.sao.state.tx.us/resources/manuals/reportingresponsibilities.pdf







[1] Conformidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Conformidade é a condição de alguém ou grupo de pessoas, de alguma coisa ou um ser, ou de um conjunto deles, estar conforme (do lat., com- "junto" + formare"formar", "dar forma" = com a mesma forma) o pretendido ou previamente estabelecido por si, por outrem ou entre diferentes pessoas ou grupos de pessoas.
A conformidade pode ser, por exemplo, o atendimento às especificações prometidas a terceiros. Os consumidores esperam que os produtos comprados tenham sua qualidade em conformidade com as especificações declaradas.
Quando se trata de instituições governamentais que atuam na regulação prescritiva, estabelecendo requisitos ou exigências regulatórias para seus entes regulados, a conformidade se dará pelo atendimento destes entes àqueles requisitos ou exigências. O não atendimento das especificações ou requisitos exigíveis, pretendidos, prometidos ou previamente estabelecidos, configura o que usualmente se chama de "não conformidade".

[2] Confiabilidade
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Em geral, confiabilidade ou fiabilidade (definição sistêmica) é a capacidade de uma pessoa ou sistema de realizar e manter seu funcionamento em circunstâncias de rotina, bem como em circunstâncias hostis e inesperadas.
Confiabilidade ou fiabilidade pode referir-se a:
·         Teoria da confiabilidade, teoria que descreve a probabilidade de um sistema completar a sua função durante um intervalo de tempo
·         Engenharia de confiabilidade, um campo específico no estudo de sistemas e seu funcionamento
·         Fiabilidade (estatística), a consistência de um conjunto de medições ou de um instrumento de medida
·         Fiabilidade (computação), uma categoria usada para descrever protocolos
·         Fiabilismo, um tipo de teoria externalista da justificação epistêmica

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