segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Auditorias Técnicas de boa ou má qualidade


Auditorias técnicas e Engenharia de Segurança – credibilidade

A Humanidade tem um tremendo desafio, viabilizar empresas de auditoria técnica independentes do Poder Econômico, Crime Organizado e Poder Político, é possível?
Nesses últimos anos tivemos acidentes espetaculares e a rotina de auditorias rápidas e colocando a culpa no mordomo. “Falha Humana” é o chavão que está em moda.
A complexidade de serviços e instalações é desprezada em favor das baixas tarifas e das amizades discutíveis. A mediocridade no exercício da Engenharia cresce com as crises econômicas e as tragédias se aproximam de todos nós.
O incêndio da Boate Kiss deveria ser tema de um Fórum Mundial, onde outros grandes acidentes fossem dissecados. Se o CO2 poderá matar, alguns “equívocos” do Terceiro Mundo (principalmente, mas não exclusivamente) matam, aleijam, destroem impunemente.
Entre as ciências a educação a favor da segurança é imperativa. Podemos até questionar promotores de tatuagens que em países gelados são normais, aqui deixarão que lesões na terceira idade?
Do simplório ao complexo é fundamental levarmos a sério a necessidade de um novo pacto social, institucional, político e técnico. O Brasil cresce e suas grandes cidades agigantam-se sem muitos cuidados.
O pesadelo serve de modelo para aglomerações urbanas menores onde também acontecem desastres como vimos acontecer no nosso litoral, nas encostas de morros, em Santa Catarina onde a explosão de um gasoduto teve o mais rápido laudo técnico jamais visto num acidente daquelas proporções etc.
Diante do poder de grupos organizados de lideranças nacionais nosso povo precisaria exigir laudos técnicos de entidades internacionais independentes e com credibilidade demonstrada em outros casos (existem essas empresas?).
Não tem sentido ver os indivíduos que em parte são culpados desses acidentes fazerem auditorias e relatórios aceitos ingenuamente pelos familiares das vítimas.
Em Santa Maria os acidentados pertencem a famílias de classe média, gente que tem (sabe) como cobrar maior honestidade e rigor nas avaliações.
O momento é de extrema dor. O aspecto ruim é que enquanto os gaúchos choram a sujeira pode estar sendo varrida para debaixo do tapete.
Nesse caso em especial entidades de defesa do ser humano deveriam se mobilizar para organizar de imediato sindicâncias mais confiáveis, doa a quem doer.
Infelizmente é período de férias e o carnaval está próximo, a alienação será crescente e o que aconteceu poderá até virar marchinha de alguma escola de samba.
Nesse momento imaginamos que o Ministério Público em seus diversos níveis esteja iniciando providências enérgicas, sem ingenuidade, cobrando providências efetivas.
O resultado desses inquéritos poderá servir para inibir casos semelhantes pelo Brasil inteiro. Está na hora de valorizarmos a Engenharia de Segurança e o bom governo.

Cascaes
28.1.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário