segunda-feira, 3 de maio de 2010

O Ministério Público do Paraná e as enchentes

Uma excelente notícia: o promotor de Justiça do Centro de Apoio da Promotoria do Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MP), Dr. Sérgio Luiz Cordoni, exige estudos e ações para se evitar tragédias desnecessárias por efeito das chuvas em Curitiba[i]. Ótimo!

Precisamos do MP mais do que nunca, pois a especulação imobiliária e o efeito de coisas como a “Lei do solo criado” e a ocupação de áreas de risco acrescentam problemas a uma cidade que, infelizmente, cresce demais sobre pneus.

Assim pede mais asfalto, estacionamentos etc. com um sistema de drenagem de águas pluviais antigo e suspeito de fragilidades em algumas regiões de Curitiba. Lembrando também a possibilidade de manutenção inadequada a tudo o que existe, passamos a entender tanta água fora do lugar diante de qualquer chuva mais forte.

Precisamos de auditorias, estudos feitos por profissionais competentes, obras realizadas com rigor técnico e manutenção permanente dos sistemas e instalações existentes.

O que é problema poderá ser uma tremenda oportunidade de recuperação e ampliação das redes de distribuição e coleta de águas.

COPEL, SANEPAR, PMC e outros poderão criar padrões de ampliação da rede de energia e água com troca de tubulações, construção de galerias e áreas de acumulação de água resolvendo, ou melhor, ajustando ao razoável os sistemas de drenagem, a distribuição de energia (subterrânea), telefonia/internet, posteamento (iluminação pública), calçadas, arborização etc. Essa reconstrução corrigiria, inclusive, os problemas de acessibilidade[ii] e mobilidade[iii] de pedestres e ciclistas (a rede cicloviária de Curitiba[iv] está abandonada), que são gravíssimos em Curitiba.

Um trabalho em equipe dessas empresas viabilizaria uma transformação radical da cidade, se feito de modo a se resolver simultaneamente diversos problemas existentes. Um grande programa, se bem feito, certamente terá o apoio do BNDES e do Governo Federal como um todo. Podemos dar um show, pois aqui existem excelentes profissionais e instituições já antigas e outras menos, todas, contudo, monitorando o clima e atendendo o povo do Paraná em diversos tipos de serviços.


Falamos, obviamente, da COPEL[v], SANEPAR[vi], SUDERHSA[vii], LACTEC[viii], SIMEPAR[ix] com recursos extraordinários (pelo menos humanos) e muitas universidades formando profissionais nesse sentido.

Felizmente o Governo Federal já fala em trem de grande velocidade e em construir estádios faustosos para a Copa do Mundo, ou seja, estamos saindo do pesadelo da quebra financeira do Brasil.

Agora é hora de novos planos de urbanização, recuperação de dignidade, humanização do Brasil.

Temos histórias ruins e nossos antropólogos e historiadores, com o apoio de sociólogos, começam a contar onde nossos ancestrais erraram. O livro (Quase - cidadão) tem em seu último capítulo (Partindo a cidade maravilhosa – Brodwyn Fischer) muitas semelhanças com o que vemos na RMC e a coleção (História da Vida Privada no Brasil) é a história de um Brasil, que não soube se modernizar de forma saudável.

Felizmente vivemos em uma época de reanálise desse passado não muito distante, podendo, com obras como (História da Cidadania), repensar nossa forma de ação.

Dependemos ainda de fazer com que nosso time da área econômica valorize mais o desenvolvimento e menos uma lógica monetarista violenta. Precisamos de dinheiro para resolver questões urbanas, que estão se tornando dia a dia mais assustadoras.

Parabéns ao MP do Paraná e em especial ao Dr. Sérgio Luiz Cordoni que declarou ao Paraná Online[x]: "Chegou a hora de dar um basta nisso. Dizer que choveu demais não convence"

Cascaes
2.5.2010
--------------------------------------------------------------------------------

[i] http://www.joaocarloscascaes.com/2010/05/o-ministerio-publico-do-parana-as.html
[ii] http://direitodaspessoasdeficientes.blogspot.com/
[iii] http://cidadedopedestre.blogspot.com/
[iv] http://cicloviasbrasileiras.blogspot.com/
[v] http://www.copel.com/hpcopel/root/index.jsp
[vi] http://www.sanepar.com.br/
[vii] http://www.suderhsa.pr.gov.br/ 
[viii] http://www.lactec.org.br/pt/?page=instituto
[ix] http://www.simepar.br/
[x] http://www.parana-online.com.br/editoria/cidades/news/444440/?noticia=MP+QUER+ACABAR+COM+AS+ENCHENTES+EM+CURITIBA?reference_id=5ab34d428818596027f042d59f8add80cd655e4f


BIBLIOGRAFIA

Jaime Pinsky, C. B. (2008). História da Cidadania. São Paulo: Editora Contexto.
Novais, F. A. (1997). História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras.
Olívia Maria Gomes da Cunha, F. d. (2007). Quase - cidadão. Rio de Janeiro: FGV.
Sérgio Buarque de Holanda, P. M. (1978). História Geral da Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: DIFEL.

Um comentário:

  1. Além disso, temos que acabar com a "maquilagem": empreiteiras que fazem o mínimo para ganhar o máximo. Asfaltos, por exemplo, começam a fazer buracos em menos de 2 anos. É como processo que nunca acaba para continuar rendendo ao advogado.
    (amigos advogados, desculpem a comparação).
    Um abraço,
    Francisco Pucci

    ResponderExcluir